Tendências de marketing digital para 2019

Com este artigo, conheça as tendências do marketing digital para 2019.

Com este artigo, conheça as tendências do marketing digital para 2019.

O ano está começando, e as táticas de comunicação digital da sua empresa precisam acompanhar o que existe de mais tecnológico no mercado. Para isso, a Insight preparou uma lista com 5 pontos a serem seguidos em 2019.

        Não existem dúvidas de a revolução do marketing digital está acontecendo muito rapidamente. Com novas tecnologias surgindo diariamente, as técnicas da publicidade também sofrem alterações em tempo real, não sendo suficiente apenas acompanhar o ritmo.

        Manter-se à frente dos concorrentes exige atentar-se ao que está por vir para seguir o caminho certo e direcionar a empresa ao crescimento.

        Estamos entrando no ano de 2019 e, precisamos prever as novas tendências de marketing digital para o próximo ano. Preparamos uma lista completa para você aplicar em seu planejamento organizacional.

1 – Realidades virtual e aumentada

Você lembra do jogo “Pokémon Go”, que fez muito sucesso há alguns anos? Pessoas de várias idades entravam em conflito enquanto mergulhavam nessa nova realidade.

Esse é o melhor exemplo para apresentar as realidades virtual e aumentada (AR e VR), mas as marcas podem aproveitar essa tecnologia para melhorar a experiência de compra do cliente.

Desde 2016, a IKEA experimenta o uso das tecnologias citadas em jogos. A marca de móveis anunciou o Virtual Reality Kitchen, o IKEA VR Experience, um aplicativo de compras projetado para permitir que os clientes experimentem as soluções criadas pela marca antes de comprá-las.

A Nickelodeon também entrou neste cenário, adicionando um modo AR ao seu aplicativo móvel e lançando o SlimeZone, sendo a sua primeira experiência social multiplayer de VR. Com o uso desta tecnologia, o canal infantil espera que essas novas adições de alta tecnologia mantenham as crianças conectadas com o canal, sem sofrerem com os ruídos de outras distrações.

Para 2019, é esperado que muitas marcas lancem ações pautadas nas realidades virtual e aumentada, pensando sempre em agregar a experiência de compra do consumidor, e fidelizá-lo.

2 – Busca por voz

Existem estimativas que, até 2020, metade de todas as pesquisas serão baseadas em voz. Essa previsão está fazendo com que todos os profissionais de comunicação e marketing busquem conhecimentos capazes de ajudar no reconhecimento em sites de busque.

Para destacar-se com essa tendência, é importante compreender as diferenças existentes entre pesquisa de texto e pesquisa de voz. Considerar o que os clientes podem falar é fundamental para auxiliar no rankeamento orgânico. Escrever em um tom mais convencional em seu site pode fazer toda a diferença, afinal, o conteúdo se encaixará melhor com a pesquisa realizada com a fala. Por fim, caso seu site ainda não seja responsivo para dispositivos móveis, é preciso realizar a mudança com urgência.

Atualmente, a maior parte das pesquisas feitas por voz é baseada na utilidade, ou seja, são muito utilizadas em momentos que as pessoas estão com pressa, de mãos cheias ou dirigindo. Porém, com a qualidade das taxas de precisão crescendo no ano de 2019, os consumidores se acostumarão a ter as necessidades atendidas com maior agilidade.

3 – Inteligência Artificial (AI) e Aprendizado de Máquina (ML)

2018 foi o ano em que as marcas começaram a realizar aplicações de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, e esse processo certamente será acelerado em 2019. Do chatbots à automação de processos robóticos, prezando pelo aumentando a produtividade e garantindo que o cliente tenha uma ótima experiência de compra, estando cada vez mais satisfeito com a marca.

Para o próximo ano, as tecnologias de AI levarão o marketing focado no cliente a um novo patamar. Essa ferramenta permitirá grandes diferenciais, desenvolvendo melhor o perfil do cliente e estratégias personalizadas para garantir maior eficiência.

Os profissionais de marketing estão realizando estudos para analisar qual é a melhor forma para de utilizar a Inteligência Artificial para compreender qual é o conteúdo que os potenciais clientes estão consumindo, seja ele desenvolvido pelo marketing de outras empresas, suportes, documentos técnicos, entre outros pontos que, levados em consideração, permitem que seja oferecida uma ótima experiência de compra aos clientes.

Os aplicativos inteligentes baseados em AI permitirão que o público-alvo desejado seja atingido mais facilmente e com uma precisão incrível, isso é possível graças aos dados coletados e armazenados. Desta forma, a eficiência será ampliada, e como dito anteriormente, a experiência do consumidor terá uma evolução grandiosa.

O fluxo do trabalho realizado em meios digitais também se tornará mais fácil, já que as soluções trazidas pelo AI de fácil implantação são disponibilizadas para muitas empresas que buscam maximizar a tecnologia.

4 – Vídeo viral

Há alguns anos, Washington Post previu que o vídeo representaria 80% de todo o tráfego da internet até 2019. Isso faz muito sentido, já que a atenção média é curta e a maior parte das pessoas prefere assistir a um vídeo do que ler uma postagem do blog.

Percebendo isso, as marcas passaram a publicar vídeos de eventos ao vivo e momentos de bastidores. Eles criam dicas e truques de vídeo e qualquer outra coisa que possa ser unida em uma peça com duração de dois a três minutos.

Quando bem executado, o marketing de vídeos produz resultados surpreendentes. Quando estão presentes em e-mails, por exemplo, aumentam a taxa de abertura em aproximadamente 200%.

Para o próximo ano, a tendência serão os feeds de vídeos ao vivo, mas o real diferencial que será muito considerado é a originalidade. O vídeo interativo e o marketing de vídeo imaginativo estimulam o engajamento do usuário.

5 – Propaganda narrativa

Os consumidores atuais são relativamente resistentes à publicidade, e o aumento repentino de bloqueadores de anúncios tornou cada vez mais difícil para os profissionais de marketing alcançar o público desejado.

As marcas que desejam atingir uma quantidade maior de pessoas no ano de 2019 deverão criar conteúdos cada vez mais orgânicos, que se misturam mais naturalmente com o conteúdo buscado pelo target.

Os anúncios nativos obrigam uma pausa muito necessária em relação às técnicas inovadoras, como anúncios de banner. Porém, para que as marcas percam a titularidade de irritante, elas precisam aprender a transitar entre anúncios nativos e tradicionais.

        Com as ferramentas citadas nessa matéria, os profissionais de marketing digital poderão contar com maior engajamento e criatividade, permitindo que a capacidade da empresa em ser autêntica seja imensa.

        Caso você esteja em busca de uma agência que esteja alinhada com as tendências do marketing digital para 2019, conheça a Insight: www.marketingdigitalabc.com.br

Verônica Ferraz

Verônica Ferraz

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