10 dicas de marketing digital B2B

Com este artigo, compreenda como o marketing digital pode ajudar a sua empresa B2B.

O marketing digital é uma grande tendência, e não seria diferente para empresas B2B. Compreenda com essa matéria, como isso pode te ajudar.

As empresas que possuem o objetivo de continuar crescendo, atraindo novos clientes e conquistando espaço no mercado, precisam investir em marketing digital. Mas você sabe como isso se adéqua ao mercado Business to Business (B2B)?

A Insight preparou cinco dicas essenciais para te auxiliar no processo de migração que levará a sua empresa B2B a alcançar todos os objetivos desejados. Continue acompanhando!

1 – Cuide da geração de leads

Um dos pontos importantíssimos para o aprimoramento de estratégias de marketing digital para empresas B2B é a geração de leads qualificados. Mesmo com parte dos negócios sendo fechadas de maneira offline, a possibilidade de venda conquistada no ambiente digital pode significar a conquista de usuários mais preparados e que possuem grandes chances de efetivar a compra.

Existem muitas maneiras de conquistar esses contatos, e uma ótima forma é investindo em campanhas no Google AdWords e Facebook Ads. Os anúncios e impulsionamentos são fundamentais para garantir maior visibilidade para sua organização, afinal, é possível realizar uma série de filtros para público-alvo, ou até mesmo, escolher as palavras que farão com que sua empresa apareça.

Essa personalização permite atingir diretamente o público que possui interesse em seu negócio, qualificando muito bem os contatos recebidos. Os links levarão para o site, e o mesmo deve conter um formulário de contato para captação de clientes.

A partir deste momento, a equipe comercial entra em ação e auxilia na conversão do lead em vendas

2 – O marketing de conteúdo: investimento fundamental

Desenvolver conteúdos relevantes se tornou uma tarefa de extrema importância, afinal, a tática é responsável por atrair um número elevado de pesquisas vindas do Google de forma orgânica, o que acaba se tornando uma prévia para que o público solicite orçamentos e finalize compras.

Isso acontece por que o marketing de conteúdo fornece informações que permitem o desenvolvimento do interesse por parte do cliente sobre aquilo que sua empresa oferece, sendo ela produto ou serviço.

Os conteúdos devem ser planejados estrategicamente, afinal, não adianta produzir materiais que não possuem tráfego de buscas e jamais aparecerão. Além disso, é essencial que os assuntos estejam diretamente relacionados com os serviços e produtos oferecidos pela organização, para que assim, a conversão deste visitante em cliente se torne mais assertiva.

3 – Desenvolva e nutra o relacionamento com o cliente em redes sociais

No momento tecnológico em que nos encontramos, é importantíssimo que as redes sociais não sejam ignoradas. É perceptível que elas não fazem muito sucesso em alguns setores do marketing B2B, porém, não podem ser dispensadas em uma estratégia de comunicação digital, já que são excelentes para desenvolver e nutrir relacionamentos com os possíveis clientes, mesmo que esses sejam outras empresas.

As redes sociais também são fundamentais para transmitir credibilidade. Isso acontece, pois, ao ver um feed movimentado, o cliente percebe o tamanho da preocupação da empresa em oferecer serviços e produtos de qualidade através das postagens.

Esse é um caminho mais rápido para seguir as tendências quanto da área em que a sua organização atua, quanto das demais existentes.

É importante lembrar que a sua empresa não precisa estar presente em todas as redes sociais, mais sim naquelas em que o público-alvo se encontra. Não se devem produzir perfis pessoais para organizações, e por este motivo deve-se optar pelas modalidades comerciais para desenvolver o trabalho: o Facebook conta com a versão “Fanpages”, o Instagram conta com “Perfil Comercial”, o LinkedIn possui “Company Page”, entre outros.

4 – O marketing direto nunca deixará de ser uma opção

Clientes gostam de possuir um contato próximo às empresas, e é por isso que os e-mails ainda são fundamentais e fazem parte do dia a dia de todas as pessoas, principalmente dentro de empresas.

Pensando desta forma, acaba se tornando primordial desenvolver ótimas campanhas de e-mail marketing e caminhos para realizar a nutrição de leads de maneira prática, contando muitas vezes com a automação.

As mensagens que serão transmitidas, deverão tratar de assuntos que conversem com as obrigações daquele profissional, sendo responsável por suprir alguma de suas necessidades ou até facilitar alguns de seus processos.

Quem receber a mensagem deverá seguir um caminho, clicando no e-mail e sendo encaminhado para o site da empresa ou para as próprias redes sociais, sempre realizando alguma ação como preencher um formulário de contato, meio ótimo para a captação de leads.

Outra opção ótima é a utilização de trilhas de e-maill marketing. Esse caso é utilizado para qualificar os contatos, pois é disparada uma sequencia de e-mails que se complementam. Os envios acontecem após determinada ação, como abrir ou clicar no e-mail anterior, fazendo com que apenas quem realmente se interessa sobre o assunto chegue ao final da trilha, recebendo algum benefício ou sendo encaminhado para o site.

5 – A vida está no mobile

Toda a correria existente no cotidiano das pessoas está fazendo com que a vida seja concentrada em dispositivos móveis. Os funcionários das empresas passaram a conectar seus e-mails profissionais em celulares e tablets, podendo ter acesso em qualquer ambiente.

Por este motivo, é fundamental que os canais de comunicação estejam otimizados e sejam totalmente responsivos para dispositivos mobile. O principal ponto de contato de uma organização é o site institucional, sendo essencial que exista uma versão adaptada, facilitando a usabilidade do mesmo nestes aparelhos.

Além disso, uma das boas práticas para SEO, responsável por ajudar na indexação de seu site no Google, é que o mesmo seja responsivo. Isso se dá graças à praticidade encontrada pelo usuário de fazer buscas de maneira mais rápida e prática, utilizando apenas o celular para concluir essa tarefa. É fundamental ressaltar que, de alguns anos para cá, as buscas feitas por dispositivos móveis estão crescendo, tornando-se imprescindível atentar-se para esse ponto.        

A Insight Comunicação Digital está aqui para te auxiliar.

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