WordPress o que é

Com este artigo, compreenda o que é WordPress e saiba quais são os benefícios que ele pode trazer para o gerenciamento do seu site.

Atualmente, uma das principais plataformas utilizadas para o desenvolvimento de sites é o WordPress. Muitas pessoas não compreendem o que é essa plataforma, e é por isso que a Insight Comunicação Digital desenvolveu um artigo completo sobre o assunto.

O WordPress é uma plataforma online de publicação de blogs e sites, sendo a mais popular na internet. Cerca de 26% dos sites produzidos em todo o mundo foram produzidos pela ferramenta em questão, estando presentes em mais de 60 milhões de websites.

O sistema de código aberto foi lançado em 2003, conquistando diversos usuários que não abandonam a plataforma por nada. Todos os membros da comunidade contribuem para a evolução da mesma, desenvolvendo novas funcionalidades e criando fóruns de dúvidas e artigos esclarecendo as funcionalidades do WordPress.

Esse é um típico exemplo de CMS (Content Management Systems), ou seja, um Sistema de Gestão de Conteúdo responsável pelo gerenciamento de sites e blogs.

Esse tipo de aplicação tem um propósito: permitir que qualquer pessoa, mesmo que ela não possua conhecimentos técnicos, consiga administrar e realizar publicações em seu site, inserindo e atualizando todas as informações presentes no mesmo.

1 – Vantagens de utilizar o WordPress

Após compreender o que é o WordPress, chegou a hora de identificar quais são as suas vantagens.

Existem muitos benefícios resultantes da escolha do WordPress como ferramenta gerenciadora de seu blog, fazendo com que cada profissional se encante por uma de suas funcionalidades. Isso é permitido devido a versatilidade oferecida pela ferramenta, podendo ser adaptada de acordo com as necessidades de seu negócio.

Preparamos uma lista de benefícios trazidos pelo WordPress para seu endereço online:

  • Fácil de operar: não é necessário possuir conhecimentos avançados para administrar ou publicar conteúdos em um site conectado ao WordPress.
  • Mecanismos de busca: a estrutura padrão das páginas e posts do WordPress contam com todos elementos em html que são necessárias para os buscadores entenderem a existência do conteúdo e indexá-lo. Adicionando alguns plugins, como o YoastSEO, é possível que o SEO seja ainda mais eficaz.
  • Migração com facilidade: Não importa o momento, assim que existir a necessidade de realizar a migração para outra hospedagem, o WordPress facilita a mudança de um servidor para o outro.
  • Suporte: É muito simples encontrar respostas para as mais diversas questões na documentação ou e fóruns da plataforma. Caso ainda não tenha encontrado exatamente o que necessita, tenha certeza que achará uma resposta em blogs e sites que tratam de assuntos direcionados à ferramenta.
  • Muitos especialistas: Para momentos em que se precisa de ajuda profissional, é possível contratar designers, desenvolvedores e programadores especialistas em WordPress para customizar ou incrementar a sua plataforma, deixando o site ainda mais interativo.
  • Adaptável a todos os cenários: apesar de não ser a solução ideal para todas as situações, afinal, isso seria quase impossível, o WordPress oferece grande flexibilidade, podendo transformar-se em muitas ferramentas diferentes. Por este motivo, o WordPress é uma solução incrível para todos os tipos de empreendimentos presentes no mundo online.

2 – Modalidades presentes no WordPress

É possível encontrar duas modalidades de WordPress, sendo a comercial e a gratuita. A versão comercial conta com a hospedagem oferecida de forma gratuita e o sistema pode ser utilizado com algumas limitações. Já em casos mais especiais, necessitando a utilização de domínio próprio, outros layouts e plugins, é fundamental pagar pelo serviço.

A versão do WordPress.org, por sua vez, disponibiliza o sistema gratuitamente para todos que desejarem utilizá-lo, porém, o usuário passa a ter a responsabilidade de instalar e manter o sistema. Nestes casos, é necessário ter uma hospedagem de sites e um domínio já comprado.

3 – Recursos disponíveis no WordPress

Os recursos disponíveis no WordPress podem ser ampliados através da utilização de plugins e temas. Mesmo com essa disponibilidade, os recursos básicos da plataforma, que já estão na raiz do sistema, já são suficientes para resolver muitas coisas.

Segundo o site Tudo Sobre Hospedagem de Sites, conheça alguns dos recursos nativos presentes no WordPress:

  • Editor de páginas e posts com recursos avançados de formatação de textos;
  • Biblioteca de mídia com recursos para edição simples de imagens (ex.: recorte e giro);
  • Gerenciador de comentários com moderação incluída por padrão;
  • Editor de aparência do site, onde é possível editar diversos itens do template, como cores, marca e menus;
  • Editor de widgets, que são áreas do site para inclusão de informações especiais, como menus personalizados, categorias, agenda e uma infinidade de outros recursos;
  • Gerenciador de plugins (leia mais informações sobre isso a seguir);
  • Gerenciador de temas (leia mais informações sobre isso a seguir);
  • Gerenciador de usuários, com definição de capacidades por usuário (ex.: administrador, editor, colaborador, etc.);
  • Configuração de URLs amigáveis; Plugin anti-spam (Akismet) instalado por padrão, para filtrar spam nos comentários.

Além de todos estes recursos listados listados anteriormente, a plataforma do WordPress conta com a possibilidade de instalação multisite, podendo assim, administrar muitos sites por meio de um único painel de controle e única instalação. Isso acaba se tornando fundamental para profissionais que trabalham com redes de blogs.

Outra função interessante é a de atribuição de papéis. Essa opção permite definir quais são os diferentes papéis que cada usuário pode assumir, além de habilitar diferentes recursos para cada um.

4 – Plugins e temas

Um dos possíveis motivos pelo WordPress ter alcançado o sucesso que possui atualmente, seja sua capacidade de adaptação e transformação de seus recursos, permitindo que as mais diversas necessidades sejam atendidas. Grande parte dessa adaptação parte da possibilidade de utilizar plugins e temas, caso possua os conhecimentos de programação e desenvolvimento web essenciais para realizar essa melhoria.

Os plugins são extensões que oferecem recursos extras ao site. O sistema principal do WordPress acaba sendo mantido enxuto, evitando que recursos desnecessários sejam inseridos, porém, ampliam-se as possibilidades de inserir itens bem específicos, que poderão ser utilizados pelos navegantes do site.

Já os temas ou templates, como conhecidos no mundo dos web designers, são responsáveis por modificar e personalizar a aparência do site. Ao contrário dos plugins, os templates não possibilitam a existência de diversos instalados ao mesmo tempo, podendo utilizar apenas um por vez. Os temas também podem oferecer recursos extras, evitando a instalação de alguns plugins para determinadas funcionalidades. O melhor de tudo é que existem milhares de templates gratuitos, prontos para serem instalados e personalizados.

É claro que também existem plugins e temas pagos para serem utilizados em sites. É comum que esses possuam recursos e layouts diferenciados, não sendo encontrados nos modelos gratuitos. Este caso é bastante indicado para as empresas que estão em busca de um nível de personalização elevado, desenvolvendo suas funcionalidades dentro da estética oferecida pelo tema.

5 – Compatibilidade com dispositivos móveis

A plataforma WordPress é compatível com dispositivos móveis, permitindo que seus recursos sejam administrados através de dispositivos móveis como celular e tablet, sempre estando conectado à internet.

Alguns dos recursos disponíveis, como a edição de imagens, por exemplo, acabam sendo mais confortáveis através do computador, o que não impede de realizar alterações por dispositivos móveis.

Com as atualizações dos algoritmos de sites de buscas como o Google, é fundamental que o site seja responsivo para dispositivos móveis, afinal, como já explicamos em outras matérias do nosso blog, isso passou a ser fundamental no momento de indexar seus conteúdos. O WordPress possui muitos temas preparados para o mobile, garantindo que o site não perca qualidade e se adeque em todos os dispositivos. Não se esqueça de verificar se o tema escolhido possui essa opção.

6 – Instalação

Realizar a instalação do WordPress é algo bem simples: se você já possui ou pretende contratar os serviços de hospedagem para seu site, é muito provável que a empresa que realizará este serviço já ofereça a instalação automática. Em geral, as hospedagens especializadas oferecem serviços otimizados para a plataforma, além de recursos extras, como o backup e controle da versão.

7 – Atualização

A empresa responsável por manter e disponibilizar gratuitamente o WordPress, chama-se Automattic. Ela oferece anualmente 3 upgrades de versão e diversos upgrades menores, cuidando das melhorias destinadas à segurança e correção de bugs.

Mantê-las atualizadas é fundamental para garantir que sua empresa esteja trabalhando com as versões mais atualizadas e modernas disponibilizadas.

A Insight Comunicação Digital possui um setor responsável por web design, que está a disposição para esclarecer possíveis dúvidas e te ajudar no processo de desenvolvimento e manutenção do seu site em plataforma WordPress. Se interessou e quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe: www.marketingdigitalabc.com.br

Deixe seu comentário