Como a pesquisa de voz pode interferir no SEO

Como a pesquisa de voz pode interferir no SEO

Como a pesquisa de voz pode interferir no SEO

Com este artigo, entenda como deixar seu site otimizado para buscas com voz.

A busca através da voz vem se tornando frequente no momento em que vivemos devido a sua praticidade e agilidade de respostas. A Insight Comunicação Digital preparou esta matéria para te ajudar a compreender este processo.

O site de pesquisas com maior credibilidade mundial certamente é o Google. Constantemente, são realizadas melhorias no algoritmo de busca, e o principal foco das atualizações é oferecer resultados mais relevantes para as pesquisas dos usuários.

Em 2013, entrou uma atualização que ficou conhecida como Hummingbird, essencial para o desenvolvimento satisfatório da busca através de comandos de voz. A principal vantagem sobre essa modificação, é que o Google passou a compreender de forma eficiente as consultas dos usuários.

Ao invés de considerar apenas o significado exato da palavra-chave e listar os resultados pertinentes, o buscador passou a interpretar quais eram a intenção e o contexto existente por trás da pesquisa realizada, passando a valorizar a semântica do conteúdo e o quão relevante ele é para o usuário.

Isso fez com que o comando de voz se tornasse mais eficiente. O Google já trabalhava com o processo de linguagem natural anteriormente, mas aliando-a com as atualizações do algoritmo, os resultados apresentados foram satisfatórios.

Toda essa evolução trouxe também, necessidades de adaptação para o as boas práticas de otimização de sites, o famoso SEO. O primeiro passo é realizar o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio.

 O Google Meu Negócio é um recurso utilizado para informar ao site de busca onde se encontra seu estabelecimento. Através dele, você cadastra o endereço, os meios de contato e a categoria da empresa, e isso fará com que sua empresa seja melhor posicionada em pesquisas realizadas por voz, já que elas são pautadas em localidade.

Outra maneira de fazer com que seu site fique indexado de maneira orgânica em buscas por voz é desenvolver uma página para perguntas frequentes. Os termos transcritos como parte de uma conversa aparecem melhores rankeados para esse tipo de busca.

Otimizar seu site para que ele apareça nas featured snippers também pode ser uma solução. Esses são cartões com respostas ociosas que aparecem no topo da página de resultados, conhecidos também como posição zero do Google. Este espaço é destinado para respostas objetivas de perguntas rápidas, o que acontece quando realizamos uma busca feita através da voz.

A Insight Comunicação Digital está aqui para te ajudar a solucionar todos os problemas de indexação existentes em seu site, auxiliando para que ele se torne visível e acessado por muitas pessoas.

Conheça o nossos cases em: www.marketingdigitalabc.com.br

Deixe seu comentário